Wednesday, June 11, 2008

Justificando minha sesta diária...

Relação entre memória e descanso.

Um estudo realizado pelo Centro para a Pesquisa do Cérebro e do Comportamento da Universidade de Haifa, em Israel, demonstrou que uma sesta de 90 minutos reforça o processo da consolidação da memória no longo prazo.A pesquisa, publicada na revista científica "Nature Neuroscience", revela que uma "cochilada" à tarde muda o curso da fixação da lembrança no cérebro.
"Continuamos sem conhecer o mecanismo exato do processo de memória durante o sono, mas os resultados deste estudo sugerem a possibilidade de que se pode acelerar a consolidação da memória e, no futuro, poderemos fazê-lo de forma artificial", diz o professor Avi Karni, da Universidade de Haifa.
Um experimento revelou que a consolidação da memória se acelera com o sono. "Esta parte do estudo mostrou, pela primeira vez, que o sono durante o dia pode reduzir o tempo no qual a memória se transforma em imune a interferências e esquecimentos. Em vez de 6 ou 8 horas, o cérebro consolida a memória durante 90 minutos de sesta", explica o pesquisador.

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/080611/48/gjodyg.html

1 comment:

Terra dos Aromas said...

Oi Cris
Legal este post. É por isso que em Portugal todas as lojas fecham depois do almoço para todos poderem descansar?!
Espero novos posts
bju